quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Robert Riley - o híbrido XR3

[Foto] XR3 visão lateral

De longe, o mais interessante sobre este carro não é o fato de ele chegar a 53,1 Km/L com biodísel, ou 95,6 Km/L no modo híbrido, tampouco o fato de ele ter somente três rodas. O incrível - e por pouco inacreditável -, é que este veículo é do tipo "monte você mesmo". Sim. Os planos podem ser adquiridos por US$ 170 no site do desenhista, e as peças não vêm inclusas. Exatamente por isso, o preço final do automível varia muito, mas as estimativas são de que, no máximo, irão ser gastos RS$25.000. Dependendo das escolhas de peças, o preço pode cair para até US$7.500.

[Foto] Visão frontal lateral do XR3

[Foto] Visão posterior e lateral do XR3

Pesando em média 671 Kg, o XR3 tem velocidade máxima de 128 km/h, e sua bateria dura somente 74 km (se usada sozinha). Mas ela pode ser recarregada em qualquer tomada de parede. O carro pode funcionar só na bateria, ou só com diesel, ou também com os dois juntos.
O carrinho tem lugar para dois passageiros.

[Foto] Um dos desenhos do manual

A princípio, qualquer pessoa com um mínimo de habilidade é capaz de montar o XR3. Uma das possibilidades, inclusive, é alterar o seu carro, seguindo as instruções do manual do XR3. Mas então, pessoal, a quem interessa, mãos a obra!

Nenhum comentário: